NOTÍCIAS | ESTELA PASSONI



O que é kombucha?



Ola, eu sou a Julia. Nasci e cresci no Brooklyn, NY. Para ser mais específica, em Williamsburg. Assim como meu pequeno bairro se tornou a nova “downtown Manhattan”, Kombucha tornou-se a nova bebida que vem despontando no Brasil e que veio para ficar.

Kombucha (pronuncia-se “kom-bu-tcha”) é um chá fermentado utilizando-se açúcar e um SCOBY (do inglês Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast – Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras). O resultado é uma bebida levemente carbonatada, de sabor agridoce, com várias características benéficas ao organismo.

Na verdade ela não é nova; ela existe há séculos, mas apenas recentemente ela se tornou uma bebida popular. A bebida tem sido um tônico terapêutico por pelo menos 3.000 anos. Acredita-se que sua origem remonta à China antiga, durante a dinastia Tsin. Desde então a Kombucha tem sido consumida pelos seus efeitos energéticos e saudáveis.

Nos Estados Unidos e na Europa você pode encontrar Kombucha na maioria dos mercados e restaurantes de comidas saudáveis. O Brasil está começando a ir nesta direção, e com razão. As pessoas estão se tornando naturalmente familiarizadas com seu sabor e o mercado está crescendo. Recentemente a Kombucha mereceu lugar de destaque quando diversos artistas pediram a bebida em seus camarims no festival Lollapalooza.

A Kombucha tem inúmeras propriedades saudáveis, principalmente seu efeito probiótico no auxílio à digestão. Mas cada um tem sua própria relação pessoal com a Kombucha: alguns sentem-se mais energizados, outros a consomem no lugar de café ou refrigerantes, outros em suas rotinas de perda de peso, atletas para uma rápida recuperação após treinarem, etc. Experimente sua Kombucha e veja como seu corpo irá se sentir.

Só uma dica… nem toda Kombucha é igual! Se você nunca experimentou Kombucha antes, aqui vai um pequeno guia para garantir que você esteja bebendo a verdadeira Kombucha.

Um viva para uma vida mais saudável!

SABOR ÁCIDO – Kombucha não é particularmente doce. Ela é feita a partir de um chá adoçado, mas durante o processo de fermentação ela torna-se ácida mantendo uma leve doçura. E também fica levemente carbonatada. É esta transformação que irá produzir uma Kombucha rica em substâncias saudáveis.

ORGÂNICO – Sempre opte por Kombuchas com ingredientes orgânicos, assim como em tudo mais.

GELADA – A Kombucha não é pasteurizada e ela continua fermentando na garrafa. Por estas razões ela deve ser mantida refrigerada. Sempre compre Kombucha gelada e se ela for entregue a você, certifique-se de recebê-la gelada.

GARRAFA DE VIDRO – A Kombucha é mais segura em uma garrafa de vidro. Essa é uma das maneiras mais caras de mantê-la, mas também é a melhor maneira. Plástico pode migrar para o produto. E dê preferência às garrafas de vidro âmbar, pois a luz é um forte agente oxidante e o vidro escuro irá proteger ainda mais sua Kombucha.

MARCA – Compre uma marca comercial na qual você confia. Por não ser um produto pasteurizado, o processo produtivo deve seguir um rigoroso controle de higiene e qualidade.

 

Julia Rutkowski é uma chef profissional de alimentos naturais e raw foods, que vem consumindo kombucha por pelo menos 15 anos. Mudou-se de Nova York para São Paulo em 2010, com a vontade de trabalhar com bebidas e alimentos saudáveis. Finalmente em 2015, junto com seu cunhado Albert, iniciaram uma parceria para trazer ao Brasil sua kombucha perfeitamente fermentada, VIVA Kombucha.


ultímas novidades
Loja Maria Granel - 20/2019

A loja Maria Granel é a primeira loja de Portugal que vende produtos a granel orgânicos e que incentiva uma […]

Restaurante A Cevicheria - 20/2019

É possível comer ceviche de bacalhau. Um peixe que dificilmente associamos à uma culinária peruana, encontramos no A Cevicheria. Um […]

Café Hello, Kristof - 20/2019

Localizada numa ex tabacaria, esse café com inspiração escandinava conquistou o nosso coração. Um espaço pequeno, mas com uma curadoria […]

Cervejaria Sem Vergonha - 16/2019

Essa dica escondidinha é bem local. Uma cervejaria com uma vista linda que foca em pratos com frutos do mar. […]

Restaurante Prado - 13/2019

Um ar de inovação na culinária portuguesa. Um respiro em meio a tantos restaurantes tradicionais. Um restaurante corajoso em fazer […]

Organii Bio - 13/2019

Primeira loja de produtos de beleza natural de Portugal é a Organii Bio. Com 6 lojas em Lisboa e 1 […]

The feeting room - 12/2019

Você pode encontrar a Feeting Room em Lisboa e em Porto e seus fundadores esperam que muito em breve, você […]

Livraria Under the cover - 12/2019

Quando você acha que o mundo está tão moderno que não teremos mais revistas impressas, encontramos a Under the Cover […]

Restaurante Tapisco - 12/2019

O restaurante é o resultado de comida: espanhola + lusa = tapas + petiscos. Com um ambiente descontraído, pequeno e […]

Restaurante Horta dos Brunos - 12/2019

Essa pérola foi indicada por portugueses e realmente só tinham portugueses quando fomos. Nenhum turista. E com certeza, foi a […]